29 Regras Gramaticais Da Língua Portuguesa Que Você Precisa Dominar

As regras gramaticais são normas que regulam o uso correto da língua portuguesa, tanto na escrita quanto na fala. Elas orientam como as palavras devem ser organizadas em frases para garantir clareza, coesão e coerência.

Essas regras fazem parte do que chamamos de gramática normativa, que estabelece o padrão formal da língua, aquele utilizado em contextos oficiais, acadêmicos, jornalísticos e profissionais.

O que você verá neste artigo

Para que servem as regras gramaticais?

  • Evitar ambiguidades na comunicação
  • Padronizar a escrita e a fala formal
  • Facilitar a compreensão mútua entre falantes
  • Ajudar na produção de textos mais claros, coesos e objetivos
  • Servir como base para ensino e aprendizado da língua

Agora que você entendeu o que são regras gramaticais e para que servem, vamos explorar 29 regras gramaticais da língua portuguesa que você precisa dominar.

Boa leitura!

1. Uso correto da crase (à, às)

A crase é a fusão da preposição “a” com o artigo feminino “a”. Ela ocorre principalmente antes de palavras femininas que exigem a preposição “a”.

📌 Exemplos de uso correto da crase

“Vou à praia.” (a + a praia)
“Cheguei à escola cedo.” (a + a escola)
“Entreguei o documento às professoras.” (a + as professoras)

📌 Casos em que NÃO se usa a crase

🚫 Antes de palavras masculinas
❌ “Vou à mercado.” ✅ “Vou ao mercado.”

🚫 Antes de verbos
❌ “Começou à chover.” ✅ “Começou a chover.”

🚫 Antes de pronomes pessoais, possessivos e indefinidos
❌ “Entreguei o prêmio à aquela mulher.” ✅ “Entreguei o prêmio àquela mulher.”
❌ “Ele se referiu à minha casa.” ✅ “Ele se referiu a minha casa.”

🚫 Antes de nomes de cidade que não aceitam artigo
❌ “Fui à São Paulo.” ✅ “Fui a São Paulo.” (mas: “Fui à Bahia.” porque “Bahia” aceita o artigo)

📌 Dica para testar se tem crase

Substitua a palavra feminina por uma masculina. Se “a” virar “ao”, a crase deve ser usada.

🔹 Exemplo: “Vou à escola.” → “Vou ao colégio.” (usa crase)
🔹 Exemplo: “Vou a Brasília.” → “Vou a Belo Horizonte.” (não usa crase)

Visite o artigo (quando usar crase) e entenda de maneira mais aprofundada como usar o acento grave (`) corretamente.

2. Diferença entre “por que”, “porque”, “porquê” e “por quê”

Cada forma tem um uso específico, dependendo do contexto da frase.

📌 Quando usar “por que” (separado e sem acento)?

Usado em perguntas diretas ou indiretas. Pode ser substituído por “por qual motivo” ou “por qual razão”.

“Por que você não veio?” (Por qual motivo você não veio?)
“Quero saber por que ele faltou.” (Quero saber por qual motivo ele faltou.)

📌 Quando usar “porque” (junto e sem acento)?

Usado em respostas e explicações. Pode ser substituído por “pois” ou “já que”.

“Não vim porque estava doente.” (Não vim pois estava doente.)
“Ela chorou porque ficou emocionada.” (Ela chorou pois ficou emocionada.)

📌 Quando usar “porquê” (junto e com acento)?

É um substantivo que significa “razão” ou “motivo”. Sempre vem acompanhado de um artigo (o, um, seu, este…).

“Não entendi o porquê da sua decisão.” (Não entendi o motivo da sua decisão.)
“Explique seus porquês.” (Explique seus motivos.)

📌 Quando usar “por quê” (separado e com acento)?

Usado no fim de frases interrogativas. O acento aparece porque está no final da oração.

“Você saiu cedo por quê?” (Você saiu cedo por qual motivo?)
“Ela não veio à festa, sabe por quê?” (Ela não veio à festa, sabe por qual motivo?)

📌 Resumo rápido:

🔹 “Por que” → Pergunta“Por qual motivo?”
🔹 “Porque” → Resposta“Pois”
🔹 “Porquê” → Substantivo“Motivo”
🔹 “Por quê” → Final de frase interrogativa

Visite o artigo uso dos porquês e saiba mais sobre esse tema.

3. Uso de “onde” e “aonde”

As duas palavras se referem a lugares, mas têm usos diferentes dependendo do contexto.

📌 Quando usar “onde”?

Usado para indicar lugar fixo, sem movimento. Pode ser substituído por “em que lugar”.

“Onde você mora?” (Em que lugar você mora?)
“Não sei onde deixei meu celular.” (Não sei em que lugar deixei meu celular.)

📌 Quando usar “aonde”?

Usado para indicar movimento em direção a algum lugar. Costuma acompanhar verbos que expressam deslocamento, como “ir”, “chegar”, “voltar”.

“Aonde você vai?” (Para que lugar você vai?)
“Quero saber aonde ele chegou com essa história.” (Quero saber até que ponto ele chegou.)

📌 Resumo rápido:

🔹 “Onde” → Lugar fixo“Em que lugar?”
🔹 “Aonde” → Movimento para um lugar“Para que lugar?”

4. Concordância verbal e nominal

A concordância verbal e nominal trata das regras que garantem a harmonia entre palavras na frase.

📌 Concordância verbal

O verbo deve concordar com o sujeito em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª).

🚫 “Os alunos estuda bastante.” (errado)
✅ “Os alunos estudam bastante.” (correto)

📌 Concordância nominal

O adjetivo deve concordar com o substantivo em gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural).

🚫 “As meninas são inteligente.” (errado)
✅ “As meninas são inteligentes.” (correto)

Manter a concordância correta evita erros e melhora a clareza da comunicação.

5. Uso correto do hífen

O uso do hífen segue as regras do Novo Acordo Ortográfico para evitar confusões na escrita.

📌 Quando usar o hífen?

O hífen é utilizado quando o prefixo termina em vogal e a palavra seguinte começa com a mesma vogal ou com a letra “h”.

🚫 “antiinflamatório” (errado)
✅ “anti-inflamatório” (correto)

🚫 “superhomem” (errado)
✅ “super-homem” (correto)

📌 Quando não usar o hífen?

O hífen não é utilizado quando o prefixo termina em vogal e a palavra seguinte começa com vogal diferente.

🚫 “auto-escola” (errado)
✅ “autoescola” (correto)

Seguir essas regras garante uma escrita correta e de acordo com a norma padrão.

6. Regência verbal e nominal

A regência trata da relação entre verbos, substantivos e preposições, determinando quais elementos devem acompanhar cada termo.

📌 Regência verbal

Cada verbo pode exigir ou não uma preposição específica para manter o sentido correto da frase.

🚫 “Gosto música.” (errado)
✅ “Gosto de música.” (correto) (O verbo “gostar” exige a preposição “de”)

📌 Regência nominal

Alguns substantivos, adjetivos e advérbios também pedem preposições específicas.

🚫 “Sou favorável essa ideia.” (errado)
✅ “Sou favorável a essa ideia.” (O adjetivo “favorável” exige a preposição “a”)

Compreender a regência evita erros comuns e melhora a clareza da comunicação.

7. Diferença entre “mau” e “mal”

As palavras “mau” e “mal” têm significados diferentes, e usá-las corretamente evita confusões na escrita.

📌 Mau (com U)

É um adjetivo e indica algo ruim, sendo o oposto de “bom”.

🚫 “Ele é um mal aluno.” (errado)
✅ “Ele é um mau aluno.” (correto) (Se pode substituir por “bom”, usa-se “mau”)

📌 Mal (com L)

É um advérbio e significa “de maneira ruim”, sendo o oposto de “bem”.

🚫 “Ele cantou mau.” (errado)
✅ “Ele cantou mal.” (correto) (Se pode substituir por “bem”, usa-se “mal”)

Seguir essa regra simples ajuda a evitar erros comuns na escrita.

8. Diferença entre “mas” e “mais”

As palavras “mas” e “mais” têm significados diferentes, e usá-las corretamente evita erros na escrita.

📌 Quando usar Mas

É uma conjunção adversativa, usada para indicar oposição ou contraste, equivalente a “porém”.

🚫 “Queria sair, mais está chovendo.” (errado)
✅ “Queria sair, mas está chovendo.” (correto)

📌 Quando usar Mais

É um advérbio de intensidade, usado para indicar aumento ou quantidade.

🚫 “Quero mas café.” (errado)
✅ “Quero mais café.” (correto)

Seguir essa regra simples evita confusões e melhora a clareza da comunicação.

9. Pronomes oblíquos

Os pronomes “mim” e “me” têm usos diferentes, e aplicá-los corretamente evita erros na escrita.

📌 Mim

É usado após preposição e não pode exercer função de sujeito.

🚫 “Para eu, tudo bem.” (errado)
✅ “Para mim, tudo bem.” (correto) (A preposição “para” exige “mim”)

🚫 “Mim fez o trabalho.” (errado)
✅ “Eu fiz o trabalho.” (correto) (“Mim” não pode ser sujeito da ação)

📌 Me

É usado como complemento verbal, sem necessidade de preposição.

🚫 “Ele ajudou eu.” (errado)
✅ “Ele me ajudou.” (correto) (“Me” funciona como complemento do verbo “ajudou”)

Seguir essa regra simples melhora a clareza e a correção da escrita.

10. Diferença entre “senão” e “se não”

As expressões “senão” e “se não” possuem significados diferentes, e usá-las corretamente evita erros na escrita.

📌 Senão (junto)

Significa “caso contrário”, “do contrário” ou “exceto”.

🚫 “Estude, se não você reprova.” (errado)
✅ “Estude, senão você reprova.” (correto) (Equivale a “caso contrário”)

📌 Se não (separado)

Indica condição, podendo ser substituído por “caso não”.

🚫 “Senão chover, sairemos.” (errado)
✅ “Se não chover, sairemos.” (correto) (Equivale a “caso não chover”)

Seguir essa regra simples evita confusões e melhora a clareza da comunicação.

11. Uso de “há” e “a” para tempo

As palavras “há” e “a” são usadas para indicar tempo, mas têm significados diferentes.

📌 (com H)

Indica tempo passado, podendo ser substituído por “faz”.

❌ “Cheguei a dez minutos.” (errado)
✅ “Cheguei há dez minutos.” (correto) (Equivale a “Faz dez minutos”)

📌 A (sem H)

Indica tempo futuro ou distância.

❌ “Daqui há dez minutos, sairemos.” (errado)
✅ “Daqui a dez minutos, sairemos.” (correto) (Refere-se a um tempo no futuro)

Seguir essa regra simples ajuda a evitar confusões na escrita.

12. Uso de “este”, “esse” e “aquele”

Os pronomes “este”, “esse” e “aquele” indicam a posição de algo no espaço, no tempo ou no discurso.

📌 Este (perto do falante)

Usado para indicar algo que está próximo de quem fala ou para mencionar algo que será dito.

✅ “Este livro é meu.” (O livro está com quem fala)

📌 Esse (perto do ouvinte)

Usado para indicar algo que está próximo de quem ouve ou para mencionar algo que já foi dito.

✅ “Esse livro é seu?” (O livro está com quem ouve)

📌 Aquele (longe de ambos)

Usado para indicar algo que está distante de quem fala e de quem ouve.

✅ “Aquele livro é da biblioteca.” (O livro está longe dos dois)

Seguir essa regra simples ajuda a evitar confusões na escrita.

13. Colocação pronominal

A colocação pronominal determina a posição do pronome oblíquo em relação ao verbo.

📌 Próclise (antes do verbo)

Ocorre quando há palavras que atraem o pronome, como advérbios, pronomes relativos e negativas.

✅ “Me disseram.” (O pronome vem antes do verbo)

📌 Ênclise (depois do verbo)

Usada quando o verbo inicia a oração e não há palavra que atraia o pronome.

✅ “Disseram-me.” (O pronome vem depois do verbo porque ele inicia a oração)

📌 Mesóclise (no meio do verbo)

Usada em tempos verbais no futuro do presente ou do pretérito, quando não há palavra que exija próclise.

✅ “Dir-me-á a verdade.” (O pronome se encaixa no meio do verbo no futuro)

Seguir essas regras garante maior precisão na escrita formal.

14. Uso do gerúndio corretamente

O gerundismo é o uso excessivo e desnecessário do gerúndio, geralmente em expressões que indicam uma ação contínua de forma artificial ou redundante.

📌 Exemplos de gerundismo

🚫 “Vou estar enviando o relatório amanhã.”“Vou enviar o relatório amanhã.”
🚫 “Vamos estar analisando sua proposta.”“Vamos analisar sua proposta.”

Esse vício de linguagem ficou popular em empresas de telemarketing e atendimento ao cliente, muitas vezes usado para dar a impressão de que algo está em andamento, mesmo sem necessidade.

📌 Quando o gerúndio é correto?

O problema não é o gerúndio em si, mas seu uso desnecessário. O gerúndio é correto quando expressa uma ação contínua real:
“Estou estudando para a prova.”
“Ele ficou andando pelo parque.”

15. Diferença entre “afim” e “a fim de”

As expressões “afim” e “a fim de” são usadas em diferentes contextos, embora pareçam semelhantes.

📌 Afim
Indica semelhança ou afinidade.

✅ “Temos ideias afins.” (Ideias semelhantes)

📌 A fim de
Expressa finalidade ou intenção.

✅ “Trabalha a fim de conquistar seus objetivos.” (Com a finalidade de conquistar)

16. Plural de palavras compostas

O plural de palavras compostas varia conforme a composição dos termos.

📌 Quando ambos os termos são substantivos ou adjetivos:
Ambos vão para o plural.

✅ “pães-de-ló” (plural de pão-de-ló)
✅ “amores-perfeitos” (plural de amor-perfeito)

📌 Quando o primeiro termo é verbo:
Apenas o segundo termo vai para o plural.

✅ “guarda-chuvas” (plural de guarda-chuva)
✅ “salva-vidas” (plural de salva-vidas)

📌 Quando a palavra é invariável ou ligada por preposição:
Geralmente, apenas o primeiro termo vai para o plural.

✅ “pé-de-moleque” → “pés-de-moleque”
✅ “mão-de-obra” → “mãos-de-obra”

17. “De encontro a” e “ao encontro de”

As expressões “de encontro a” e “ao encontro de” são usadas para indicar sentidos opostos.

📌 De encontro a

Indica oposição ou choque.

❌ “Sua opinião vai ao encontro da minha.” (errado)
✅ “Sua opinião vai de encontro à minha.” (Está em desacordo)

📌 Ao encontro de

Indica concordância ou aproximação.

❌ “A decisão vai de encontro aos nossos desejos.” (errado)
✅ “A decisão vai ao encontro dos nossos desejos.” (Está de acordo)

Lembre-se: “de encontro a” é contra, “ao encontro de” é a favor!

18. Modos verbais

Os modos verbais indicam a atitude do falante em relação à ação do verbo.

📌 Indicativo

Expressa certeza ou realidade.

✅ “Eu estudo.” (Certeza de que a ação acontece)

📌 Subjuntivo

Indica dúvida, hipótese ou desejo.

✅ “Talvez eu estude.” (Possibilidade ou incerteza)

📌 Imperativo

Expressa ordem, pedido ou conselho.

✅ “Estude!” (Ordem ou sugestão)

Com esses modos, você ajusta o verbo conforme a intenção da frase!

19. Homônimos e parônimos

Os homônimos e parônimos são palavras que podem causar confusão, mas têm diferenças importantes.

📌 Homônimos

Palavras com a mesma grafia ou pronúncia, mas com significados diferentes.

✅ “Cedo” (horário) e “cedo” (verbo ceder)
✅ “Manga” (fruta) e “manga” (da camisa)

📌 Parônimos

Palavras parecidas na escrita ou pronúncia, mas com significados distintos.

✅ “Descrição” (ato de descrever) e “discrição” (qualidade de ser discreto)
✅ “Comprimento” (medida) e “cumprimento” (saudação)

20. Uso correto de sinais de pontuação

Os sinais de pontuação ajudam a organizar as ideias e a dar clareza ao texto. Veja como utilizá-los corretamente:

📌 Vírgula

Evite usar vírgulas desnecessárias. Elas servem para indicar pequenas pausas e separar elementos na frase.

Correto: Ana foi ao mercado, comprou frutas e voltou para casa.
Errado: Ana foi ao mercado, e comprou frutas. (A vírgula antes do “e” não é necessária.)

📌 Ponto-e-vírgula

Use o ponto-e-vírgula para separar itens longos ou orações que já contenham vírgulas.

Exemplo em lista:

  • João trouxe pão, queijo e café;
  • Maria preparou o suco de laranja, o bolo de chocolate e a salada de frutas;
  • Pedro arrumou a mesa, as cadeiras e os guardanapos.

Exemplo em orações:
Estava cansado; mesmo assim, continuou trabalhando.

📌 Ponto final

Utilize o ponto final para encerrar frases declarativas.

Exemplo:
Hoje o dia está ensolarado.

📌 Dois-pontos

Use dois-pontos para introduzir uma explicação, uma citação ou uma lista.

Exemplo:
Leve os seguintes materiais: caderno, caneta, lápis e borracha.

Exemplo com citação:
Ele disse: “Chegarei cedo amanhã.”

📌 Reticências

As reticências indicam uma pausa, dúvida ou interrupção.

Exemplo:
Não sei… Talvez eu vá mais tarde.

21. “Senhor” ou “Você”

As palavras “senhor” e “você” são pronomes de tratamento usados para se dirigir a alguém, mas com níveis diferentes de formalidade.

📌 Senhor

Usado em situações formais ou para demonstrar respeito, especialmente com pessoas mais velhas ou em ambientes profissionais.

Exemplo:
“O senhor gostaria de mais alguma coisa?”
“A senhora já foi atendida?”

📌 Você

Usado em situações informais, com amigos, familiares ou em conversas do dia a dia.

Exemplo:
“Você vai ao cinema hoje?”
“Você precisa de ajuda?”

22. “Viajar” ou “Viagem”

As palavras “viajar” e “viagem” são relacionadas ao ato de se deslocar para outro lugar, mas pertencem a classes gramaticais diferentes.

📌 Viajar

Verbo que indica a ação de se deslocar para outro lugar.

Exemplo:
“Vou viajar nas férias.”
“Ela gosta de viajar pelo mundo.”

📌 Viagem

Substantivo que se refere ao ato ou efeito de viajar.

Exemplo:
“Boa viagem!”
“A viagem foi incrível.”

23. “Cessão”, “Sessão”, ou “Seção”

As palavras “cessão”, “sessão” e “seção” têm pronúncia parecida, mas significados e usos diferentes. Confira como utilizá-las corretamente:

📌 Cessão

Refere-se ao ato de ceder, transferir algo a alguém.

Exemplos:

  • “A cessão de direitos foi aprovada pelo conselho.”
  • “Houve a cessão do terreno para a prefeitura.”

📌 Sessão

Indica um período dedicado a uma atividade, como reuniões, filmes ou apresentações.

Exemplos:

  • “A sessão de cinema está lotada.”
  • “Participarei da sessão de fotos amanhã.”

📌 Seção

Relaciona-se a divisão, parte ou departamento de algo.

Exemplos:

  • “Encontrei o produto na seção de eletrônicos.”
  • “Trabalho na seção de recursos humanos.”

24. Infinitivo pessoal e impessoal

O infinitivo é a forma básica do verbo, podendo ser pessoal ou impessoal. A diferença está na presença ou ausência de um sujeito definido.

📌 Infinitivo pessoal

Ocorre quando o verbo tem um sujeito definido e, por isso, é flexionado.

Exemplos:

  • “Para eles saírem cedo, precisam se organizar.”
  • “É importante nós fazermos a tarefa juntos.”

📌 Infinitivo impessoal

Usado quando não há um sujeito específico, permanecendo na forma básica do verbo.

Exemplos:

  • “É necessário estudar para a prova.”
  • “Preciso descansar depois do trabalho.”

25. “Em vez de” ou “Ao invés de”

As expressões “em vez de” e “ao invés de” são usadas para indicar contraste, mas possuem significados diferentes.

📌 “Em vez de”

Usado para indicar substituição, ou seja, quando algo é trocado por outra coisa sem necessariamente haver oposição.

Exemplos:

  • “Em vez de assistir TV, preferi ler um livro.”
  • “Ela tomou suco em vez de refrigerante.”

📌 “Ao invés de”

Usado para indicar oposição, quando há uma ideia contrária entre as ações.

Exemplos:

  • “Ao invés de criticar, elogiou o trabalho.”
  • “Ao invés de tristeza, sentiu alívio.”

26. “Demais” ou “De mais”

As expressões “demais” e “de mais” são parecidas na escrita, mas possuem significados distintos.

📌 “Demais”

Funciona como advérbio de intensidade, sinônimo de “muito” ou “excessivamente”.

Exemplos:

  • “Ela gostou demais do presente.”
  • “O filme era longo demais para mim.”

📌 “De mais”

É o contrário de “de menos” e indica quantidade ou excesso.

Exemplos:

  • “Ele colocou açúcar de mais no café.”
  • “Não vejo nada de mais nessa situação.”

27. Uso de maiúsculas e minúsculas

O uso correto de maiúsculas e minúsculas é essencial para garantir a clareza e a norma culta da escrita. Veja as principais regras:

📌 Nomes Próprios

Palavras que identificam seres únicos, como nomes de pessoas, cidades, países e instituições, devem sempre começar com letra maiúscula.

Exemplos:

  • “Maria visitou Paris nas férias.”
  • “O Brasil é um país de grande diversidade cultural.”

📌 Início de Frases

Toda frase deve começar com letra maiúscula, independentemente da palavra inicial.

Exemplo:

  • “Hoje o dia está ensolarado.”

📌 Títulos e Subtítulos

Geralmente, a primeira palavra e os nomes próprios em títulos devem ser escritos com maiúscula.

Exemplo:

  • “O Pequeno Príncipe é um livro clássico.”

📌 Pronomes de Tratamento

Pronomes que indicam respeito ou formalidade começam com maiúscula.

Exemplo:

  • “Gostaria de falar com Vossa Excelência.”

28. Plural de palavras estrangeiras e siglas

No português, o plural de palavras estrangeiras e siglas segue o padrão da língua para garantir coerência e clareza na escrita.

📌 Plural de Palavras Estrangeiras

Quando uma palavra estrangeira é incorporada ao português, seu plural é formado da mesma maneira que nas palavras nativas, geralmente com o acréscimo de “s”.

Exemplos:

  • “Os emails foram respondidos rapidamente.”
  • “Os softwares dessa empresa são inovadores.”
  • “Gosto de assistir a filmes nos streamings.”

Se a palavra não estiver adaptada ao português, recomenda-se mantê-la no singular ou utilizar um termo equivalente na língua.

📌 Plural de Siglas

As siglas recebem “s” no plural sem alteração na estrutura original. Se forem pronunciadas como uma palavra normal, usam-se com artigo no plural.

Exemplos:

  • “Os CDs estão organizados na prateleira.”
  • “As ONGs ajudam muitas pessoas.”
  • “Os CEOs da empresa participaram da reunião.”

Seguir esse padrão facilita a compreensão e mantém a padronização do idioma.

29. Uso do “que” e “quê”

As palavras “que” e “quê” possuem usos distintos na língua portuguesa e devem ser empregadas corretamente para evitar erros.

📌 Uso do “Que”

Pode funcionar como pronome relativo ou conjunção, ligando orações e ideias.

Exemplos:

  • “O filme que assistimos ontem foi incrível.”
  • “Ela disse que chegaria cedo.”

📌 Uso do “Quê”

A palavra “quê”, com acento, pode ser utilizada de diferentes formas na língua portuguesa.

📌 Como Substantivo

Nesse caso, significa “algo”, “um certo aspecto” ou “qualquer coisa”.

Exemplos:

  • “Essa música tem um quê de nostalgia.”

Também pode ser usada para nomear a letra “Q” do alfabeto.

Exemplo:

  • “O quê é a décima sétima letra do nosso alfabeto.”
📌 Como Interjeição

Empregado para expressar surpresa, espanto ou indignação.

Exemplos:

  • “Quê! Você ganhou um presente?”
  • “Quê! Não acredito que ele fez isso!”

Conclusão

Entender as regras gramaticais não é apenas uma questão de decorar normas, mas de aprimorar a forma como nos expressamos, seja na escrita ou na fala.

Ao dominar tópicos como uso da crase, porquês, concordância, regência, pontuação e dúvidas comuns como “mau ou mal”, “mas ou mais”, “afim ou a fim de”, desenvolvemos uma comunicação mais coerente e objetiva.

Além disso, conhecer as diferenças entre expressões semelhantes, como “de encontro a” e “ao encontro de”, ou saber quando usar o infinitivo pessoal ou impessoal, é o que separa um texto informal de um conteúdo realmente bem escrito.

A prática constante e a busca por aprendizado tornam o uso correto da língua uma habilidade acessível a todos.

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